segunda-feira, 30 de julho de 2007

Com o que os cães sonham?


Da mesma forma como os humanos, os animais também sonham. No período de sono, os bichos precisam descansar para seu sistema imunológico funcionar melhor. Se o animal dormir de forma regular, seu metabolismo e sistema nervoso funcionarão de forma correta.
Os cães dormem em média nove horas por dia, mas podem aumentar esse tempo se ficarem sozinhos sem a companhia do dono. Os cães têm duas fases de sono: superficial e movimento rápido dos olhos (REM). Na fase superficial o cão fica quieto e alerta, tem uma respiração profunda e ritmada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e atividade cerebral diminuem. Nessa fase, o cão pode acordar em função de estímulos. Esse período leva de 10 a 20 minutos.
Já no segundo período, os olhos do cão se mexem, daí vem o nome "rápido movimento dos olhos". Nessa fase a respiração é considerada mais irregular, rápida e superficial. As vezes eles mexem as orelhas, patas e até fazem alguns barulhos esquisitos.
Segundo pesquisas realizadas, cientistas descobriram ondas elétricas no cérebro dos animais parecidas com as dos humanos, sendo possível assim afirmar que os animais provavelmente também sonham. O conteúdo dos seus sonhos ainda é um mistério. Uma das possibilidades é que o cachorro sonhe com o seu relacionamento com o mundo e com o que acontece no seu cotidiano.
Os cães também podem ter alguns distúrbios do sono como a apnéia que acontece mais no Boxer e Buldogue devido aos seus focinhos achatados. Outra doença é a narcolepsia na qual o cão repentinamente entra em sono profundo. Esse mal é mais comum no Dobermann, Labrador, Poodle, Beagle e Dachshund. Esses distúrbios são controlados por medicamentos

www.petfriends.com.br

domingo, 29 de julho de 2007

Urubu não fica doente se comer carne pobre


O urubu adora comer carne podre e alimentos estragados que estejam no lixo. Mas apesar das comidas geralmente estarem em decomposição, a ave não fica doente. Ela é capaz de ingerir carcaças de animais mortos e não se contaminar.
O urubu consegue comer esses tipos de alimentos, pois possui um sistema imunológico preparado e muito resistente para evitar qualquer tipo de infecção e dores de barriga.
A defesa natural permite que o urubu possa ingerir carne que esteja em processo de deterioração, mas que não aconteça nada com a ave em função de seus anticorpos.

www.petfriends.com.br/

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Tamanho não é documento


Ela é pequeninha, mas consegue saltar muito alto. Para ela, tamanho não é documento, pois é considerada um dos animais que pula mais alto se comparado ao tamanho do seu corpo. Ela é a pulga, que apesar de ter entre 1 a 8,5 milímetros consegue saltar mais de 300 vezes o tamanho do seu corpo. Se o homem pudesse realizar o mesmo salto, ele pularia a uma altura igual a largura de um campo de futebol.
Ela não possui asas e vive de forma parasita, se alimentando de sangue de animais e do homem. São conhecidas cerca de 2.000 espécies e são responsáveis pela transmissão de algumas doenças. Cada bicho pode picar até 400 vezes o animal em que está instalado.
Outro dado curioso é alto número de ovos que ela consegue botar: entre 500 a 2000 ovos ao longo de sua vida. Além disso, a pulga fêmea é capaz de consumir cerca de 15 vezes a quantidade de sangue em relação ao próprio corpo por dia.

www.petfriends.com.br

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Veja qual é o animal mais forte do mundo


Você sabia que o animal mais forte do mundo consegue erguer até 850 vezes o peso do seu próprio corpo? Por incrível que pareça esse animal que tem tanta força é o besouro rinoceronte, considerado o bicho mais forte de todos os animais.
Esse inseto é da família Dynastinae e pode atingir mais de 10 centímetros. Se fosse para comparar as forças, o ser humano, mesmo com o auxílio de um suporte, só consegue levantar cerca de 17 vezes o seu peso e se o homem fosse tão forte quanto esse besouro, ele seria capaz de erguer cerca de 12 toneladas.
O besouro rinoceronte vive na América do Sul e também é conhecido como besouro - escaravelho e besouro - de - chifre. Em algumas partes do Brasil as pessoas têm muito medo desse animal em função da sua aparência e o pelo barulho que faz quando está voando.

www.petfriends.com.br

Você sabe qual é o maior peixe do mundo?


Considerado o maior peixe de água salgada do mundo, o tubarão baleia pode medir entre 15 a 20 metros de comprimento e pesar até 13 toneladas. Ele pode ser encontrado nos mares tropicais.
Apesar de seu grande tamanho, é tido como um animal inofensivo, tão dócil quanto um golfinho, inclusive permite que mergulhadores se aproximem dele. Normalmente o bicho se alimenta de pequenos organismos que vivem no mar.
Ele apresenta a cabeça achatada e o corpo possui manchas claras. Pode ser encontrado próximo a linha do Equador e ao longo da costa.

www.petfriends.com.br

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Polvo libera tinta que pode paralisar

Quando se sente ameaçado, o polvo libera um jato de tinta que paralisa os órgãos de alguns de seus inimigos para que o animal possa fugir. Ele primeiro aspira uma grande quantidade de água e depois solta toda essa água com grande força para poder fugir, sendo que sua fuga é acompanhada por uma tinta escura para despistar seus inimigos. Essa tinta, ele também usa para se camuflar e se esconder dos predadores.
Da mesma forma como os polvos, as lulas também são dotadas de uma glândula de secreção chamada de bolsa do cerrado ou saco de tinta que faz o pigmento de cor negra jorrado na água. Quando se observa um desses animais liberando essa tinta, parece ser na verdade uma fumaça aquática.
Durante muitos anos, a tinta foi usada para escrever, pintar e tingir tecidos era retirada desses animais chamada de tinta nanquim.

www.petfriends.com.br/

terça-feira, 24 de julho de 2007

Diferenças entre o jacaré e o Crocodilo


Os jacarés e os crocodilos são animais muito parecidos fisicamente e são parentes muito próximos. Ambos são répteis e dentro dessa classificação existe uma família que engloba os crocodilos, jacarés e o gavial, chamada Crocodylidae. Dentro dessa classificação existe ainda uma outra subclassificação que incluem a subfamílias em que estão os jacarés (Alligatorinae), os crocodilos (Crocodylinae) e a que representa a espécie gavial (Gavialinae)
Além de pertencerem a subfamílias diferentes também possuem algumas características morfológicas distintas. O crocodilo apresenta um focinho pontiagudo, ao contrário do jacaré que é arredondado e largo. Os tipos de focinho são mais adaptados para o tipo de alimentação de cada um dos animais.
Outra diferença é que a cabeça do jacaré é mais arredondada e longa. Quando estão de boca fechada, praticamente nenhum dente aparece. Já nos crocodilos acontece o inverso: alguns dentes de baixo ficam expostos quando estão de boca fechada. Além disso, apesar de viverem no mesmo ambiente, nos pântanos, os dois bichos não convivem juntos

http://www.petfriends.com.br/news/news_materia130.htm

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Anêmona-do-mar usa tentáculos para comer


A anêmona vive presa a um suporte, que pode ser por exemplo uma pedra. Como fica o tempo inteiro presa a um substrato, para conseguir se alimentar utiliza seus tentáculos.
Os animais que se aproximam da anêmona-do-mar para procurar abrigo, acabam morrendo. Isso acontece, pois ela possui células urticantes em seus tentáculos que paralisam suas presas no mesmo momento em que o veneno é disparado.
Porém, um dos únicos animais que podem se aproximar da anêmona e não precisa se preocupar é o peixe palhaço. Acredita-se que esse peixe tenha uma defesa natural contra o veneno da anêmona.

domingo, 22 de julho de 2007

Cães se reconhecem cheirando a “traseira” do outro


Quem tem cachorro já deve ter reparado. Pode até parecer uma atitude estranha e um pouco embaraçosa, mas quando ele sai para passear e encontra seus amiguinhos, uma das primeiras coisas que ele faz é cheirar a “traseira” do outro animal. Mas qual é a razão para eles terem essa atitude?
O cachorro possui duas glândulas próximas do ânus que liberam um odor que é responsável pelo reconhecimento entre os bichos. Ou seja, esse costume seria uma espécie de “olá” por parte dos cães.
Também através do odor, o seu pet pode perceber medo, alegria e demais sentimentos dos outros animais.

http://www.petfriends.com.br/news/news_materia139.htm

Tatu se defende virando bola



O Tatu- bola toma uma atitude muito simples para se defender: enrola-se como se fosse uma bola, daí vem o seu nome popular. Esse método é possível, pois o animal apresenta uma carapaça articulada, permitindo assim que ele fique como se fosse uma pequena bola.
Como não é tão bom para cavar como outras espécies de tatus, geralmente utiliza os buracos feitos por outros animais para se esconder. Quando não consegue fugir de seus predadores, torna-se uma bola.
O bicho mede cerca de 50 centímetros de comprimento. Costuma se alimentar de cupins, formigas, larvas de insetos e frutas.
O tatu-bola é tido como raro, por ainda ser muito caçado. Os poucos exemplares podem ser encontrados no Mato Grosso, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e algumas regiões próximas, além de alguns locais da Argentina e Bolívia.
Além da caça, outro fator agravante é a reprodução desse animal, normalmente nasce apenas um filhote por gestação que dura cerca de 4 meses.

http://www.petfriends.com.br/news/news_materia139.htm

sábado, 21 de julho de 2007

Porque os gatos miam?


Existem diversos motivos para os gatos miarem. Pode ser para pedir comida, cafuné ou até mesmo na hora em que estão bravos. Na verdade, os gatos mostram os seus sentimentos através da emissão de alguns sons. Ou seja, o miado é considerado uma de suas formas de comunicação.
Desde pequeno é preciso tentar decifrar o que o seu bichinho está querendo dizer. Os recém-nascidos não são aptos a emitir todos os tipos de sons de um adulto. Esses sons são desenvolvidos ao longo do seu crescimento.
Já quando estão um pouco mais crescidinhos, mas ainda são filhotes, costumam emitir sons nas primeiras noites em que estão na nova casa onde vão morar. Os felinos estão acostumados a viver com os pais e irmãos e se sentem muito solitários quando são separados da sua família. Nesse momento, o ideal é tentar acalmá-los.
Existem vários tipos de miados com combinações infinitas. Acredita-se que se o gato faz um barulho curto quer dizer que está com fome ou com vontade de fazer suas necessidades. Já um miado fraco seria uma saudação. Os gatos que sentem algum tipo de perigo miam de uma maneira alta e rápida. Para aqueles que estão na fase de acasalamento, o miado é muito forte e pode ser ouvido a grande distância.
Então, preste atenção no miado do seu gato. Com um pouco de tempo e treino você saberá desvendar o que ele está querendo dizer!