sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Especial de Cobras


As serpentes não são animais para ficar brincando, pegando no colo e acariciando. De personalidade fria, elas não obedecem, não demonstram carinho ao seu dono e não são companheiras. Agem simplesmente por instinto. Depois de certo tempo há um respeito pelo dono por saber que é através dele que elas são alimentadas.

Vivem em média 20 anos e o comprimento varia de acordo com as espécies. Nascem geralmente com 30cm, e podem atingir quatro metros como a jibóia e seis metros como a Píton Burmese.

As cobras trocam de pele pelo menos duas vezes ao ano que é recoberta por escamas com formato alongado na parte superior e arredondado na cauda e extremidades. Possuem muitos ossos, cerca de 838 ossos contra 108 do homem.

A serpente deve ser manuseada suave e lentamente. Senão, pode se assustar e dar um bote. Quem já levou, garante que não dói. O problema maior do bote é o susto que o dono leva, podendo derrubar a serpente e causar-lhe graves ferimentos nos órgãos internos e a quebra da coluna.

As serpentes não captam sons acima de 140hz já que possuem ouvidos internos, porém têm grande sensibilidade às vibrações. Sua língua é estreita, flexível e bi partida, o que favorece a captação do cheiro.

Entre as 18 famílias de serpentes, os maiores exemplares de serpentes são encontrados na Família dos Boídeos. Não são peçonhentos e não possuem presas. Já a família mais numerosa é a dos Colubrídeos, abrangendo mais de 2.000 espécies. Possuem presas e não são peçonhentas.

O animal é classificado como peçonhento quando possui veneno que é capaz de causar grandes danos a um outro individuo. A injeção do veneno ocorre através de presas ou ferrão.

No caso do cativeiro ou criação, é bom que a cobra recebe luz do sol na parte da manhã. Quanto à luz artificial, existem lâmpadas especiais para répteis ou ainda podem ser usadas lâmpadas infravermelhas para aquecer. Jamais devem ser colocados materiais ou pedras pontiagudas que possam ferir o corpo da serpente.

A alimentação varia conforme a espécie, mas em geral, as serpentes se alimentam de mamíferos, insetos, pequenos invertebrados, peixes, entre outros. As espécies que são criadas em cativeiro (terrário) geralmente se alimentam de pequenos mamíferos. A quantidade vai variar de acordo com a idade, espécie, tamanho, clima. Como qualquer outro réptil, a cobra ou serpente sofre no inverno e isso acaba influenciando no seu apetite que diminui neste época do ano.

Dica importante:

A grande maioria das cobras quando está alimentada, fica “repousando” e quando está com fome, fica agitada. De acordo com o seu comportamento, dá para perceber quando está ou não pedindo comida. Troque a água diariamente, pois elas costumam defecar dentro da água. Nunca pegue uma serpente na mão sem conhecê-la, pois dependendo da serpente e o tempo de socorro, a picada pode ser fatal.

CURIOSIDADES:

*A maior serpente já registrada é uma sucuri de 11,50m.
*A naja africana é capaz de lançar o veneno a uma distancia de até 2,40m.
*Um grama de veneno da naja pode matar 150 pessoas.
*A maior serpente venenosa é a cobra rei que chega atingir 4,50m.
*A maior serpente venenosa do Brasil é a surucucu medindo em torno de 3,60m.

Origem e História

Elas surgiram na terra há cerca de 145 milhões de anos e tem função muito importante em um bio sistema como qualquer outro animal. São grandes predadoras de roedores e algumas espécies só se alimentam de filhotes de cobras venenosas, mantendo assim em seu habitat um equilíbrio ecológico perfeito. Isso nos leva a crer que elas não são os animais que deveriam ser extintos como muitos desejam.

No Brasil, o universo das serpentes como animais de estimação não se compara ao americano, mas existe e é crescente. No momento a importação de répteis está interrompida, mas há exemplares em algumas lojas.

Há também duas condições básicas para a compra e a venda de serpentes no país. A primeira é que é proibido criar espécies peçonhentas que oferecem risco ao homem. A segunda, válida para todos os animais, impede a posse de espécies da nossa fauna, a menos que o Ibama a autorize. Mas, a realidade é diferente. Grande parte das pessoas que partilha o seu dia-a-dia com uma serpente no Brasil, o faz com jibóias, espécies nativas

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Pato sai seco da água


Para quem já observou um pato sabe: apesar de nadar ele fica seco quando sai da água. Mas isso não acontece apenas com esses animais, os cisnes também têm essa característica, além de outras aves que nadam.
Esse fenômeno acontece, pois esses animais possuem uma espécie de sistema de impermeabilização que faz com que esses bichos entrem na água e saiam secos. Os animais possuem glândulas próximas a cauda que liberam uma secreção oleosa que produz o efeito de impermeabilização. O bicho espalha o líquido com a ajuda do bico por todo o seu corpo.
Com esse processo, além do animal sair seco, também auxilia para que ele possa flutuar na água e consiga nadar com maior facilidade

www.petfriends.com.br

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Tamanduá não tem dentes


Diferentemente de outros mamíferos, o tamanduá, um mamífero quadrúpede, não possui nenhum dente. Característica muito rara entre os mamíferos que geralmente apresentam duas dentições, esse animal possui uma espécie de bico comprido, porém suas mandíbulas são lisas sem nenhum dente.
Esse animal adora formigas e cupins. Também devora pequenos vermes e centopéias. Um tamanduá adulto é capaz de comer em média 35 mil insetos por dia.
Como não possui dentes, para comer ele usa a língua fina que é bem comprida e consegue alcançar animais que estejam longe seu corpo. Sua língua também é gosmenta para poder pegar suas presas.

www.petfriends.com.br

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Formigas: pequenas e fortes


As pequenas formigas estão por todas as partes. Elas andam de um lado para o outro buscando comida para levar ao seu formigueiro. Quem nunca viu uma pequena formiga carregando um pedaço de folha que era maior que o próprio animal?
As formigas, apesar de pequenas, conseguem carregar bastante peso. Acredita-se que uma saúva operária consiga levar até 18 vezes mais que o seu peso. Normalmente, em outras formigas, esse peso fica entre 5 a 10 vezes mais que o próprio corpo.
Se fossemos comparar, o homem consegue carregar apenas três vezes mais que o seu peso.

www.petfriends.com.br

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Por que os cães têm medo de fogos de artifício?


O seu cãozinho fica desesperado quando em dias de festas estouram fogos de artifício? Isso acontece, pois esses animais têm uma capacidade auditiva cerca de quatro vezes maior que os humanos e qualquer barulhinho acaba se tornando um ruído muito forte e ensurdecedor para eles. Também conseguem ouvir sons que são absolutamente inaudíveis para nós.
Normalmente, os cães têm muito medo de barulho de trovões, secadores e máquinas de lavar roupa. Quando se sentem acuados, começam a tremer, procuram o seu dono ou então se escondem em locais de difícil acesso.
Em alguns casos, os veterinários recomendam remédios para evitar o pânico que são ministrados nos dias em eu acontecem barulhos muito altos. Outras formas de tratamentos são as terapias de dessensibilização que acostuma o bicho com os sons que ele tem medo. Essas terapias são geralmente feitas com CD's que tem os barulhos que mais causam fobias nos animais. Os sons são deixados para os animais ouvirem para que não fiquem com medo.
Entretanto, se o problema não for grave, para tentar acalmar o seu bichinho é preciso ter paciência e fazer carinhos nele para que ele se sinta seguro. Em pouco tempo, o animal vai se acostumar com esses barulhos e ficará mais tranqüilo.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Camarão é um ótimo lixeiro


O camarão é um crustáceo que pode ser encontrado tanto no mar quanto em água doce. Possui longas patas e podem atingir até 20 centímetros de comprimento, apesar de algumas espécies terem um tamanho bem inferior.
Entre suas características, o camarão tem uma que é peculiar: a alimentação. O animal come quase todo o tipo de lixo.
Tidos como grandes lixeiros, os camarões comem restos orgânicos, tanto vegetais quanto de animais mortos. Mas para balancear a dieta, também podem se alimentar de insetos aquáticos, larvas e de pequenos peixes.

www.petfriends.com.br/

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Teia pode identificar aranha


As teias que as aranhas constroem podem ser em vários formatos: triângulos, funis e círculos. Essa é uma das primeiras maneiras de determinar qual o tipo de aranha e caracterizar a qual grupo ela pertence.
Para fazer a teia, as aranhas utilizam uma secreção de proteína liberada pelas aberturas das fiandeiras. Inicialmente é um tipo de líquido que depois se solidifica em um fio quando entra em contato com o ar.
A teia pode servir para capturar suas presas, para o acasalamento e como forma de proteção de seus ovos. Outra função da seda que constrói a teia é o uso como um fio para guiar a aranha.


www.petfriends.com.br

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Museu mostra fósseis de animais e samambaia de 250 milhões de anos

Uma boa dica para quem quer conhecer um pouco mais sobre o ambiente marinho é o Museu José Bonifácio de Andrade e Silva (Jobas), em São Vicente. O local possui objetos de milhares de anos como minerais, fósseis de animais, conchas, corais, entre muitas outras curiosidades, segundo o coordenador do museu, Paulo Matioli.
“O local será uma boa opção para as férias”, afirma o coordenador. Segundo ele, o museu contará com palestras e passeios ecológicos durante o mês de julho. Além disso, durante todo o ano existem monitores que podem fornecer informações sobre os materiais expostos.
O museu conta com mais de 500 peças e uma das maiores curiosidades é um tronco de samambaia de 250 milhões de anos. “Na madeira também é possível ver marcas de fósseis de cupins”. Segundo Paulo, existem alguns materiais que os visitantes podem tocar. “O passeio é muito lúdico”.

O museu fica no Píer do Careca's, à Avenida Embaixador Pedro de Toledo, s/nº, Gonzaguinha e funciona de terça a sexta-feira, das 10 às18 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 19 horas. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 3466-0407 ou 9142-2478. A entrada é gratuita.

domingo, 5 de agosto de 2007

Quem já não ouviu dizer que se a lagartixa perder o seu rabo?


Quem já não ouviu dizer que se a lagartixa perder o seu rabo logo irá nascer outro no lugar? E isso acontece mesmo, pois ela tem um grande poder de regeneração podendo até reconstruir patas e olhos.
Quando uma lagartixa está sendo perseguida por seus predadores tem a capacidade de soltar o próprio rabo. Depois de solto, ele ainda fica um tempo se mexendo para que distraia o inimigo e o animal possa fugir. Em seguida, inicia o processo de regeneração que pode levar até duas semanas.
Atualmente, esse bicho está sendo amplamente analisado para que os especialistas possam entender como acontece o seu processo de regeneração para ver se é possível recriar essas condições também nos humanos e beneficiar pessoas que passaram por acidentes e ajudar na sua cura.


www.petfriends.com.br

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Cor do flamingo vem da alimentação


O flamingo é uma bela ave e suas penas chamam bastante atenção em função de sua coloração. Suas plumas são em tons rosados e vermelhos em função de sua alimentação.
Essa ave costuma se alimentar de pequenos crustáceos, plâncton, insetos e moluscos. A sua cor é explicada por essa alimentação que é rica em carotenóides, substância que proporciona essa coloração. Para procurar seus alimentos, os flamingos buscam locais com pouca profundidade nas águas.
Para comer, seu bico é adaptado para retirar a água que suas presas têm. Com isso, filtra apenas o que deseja comer.

www.petfriends.com.br