domingo, 21 de outubro de 2007

Como tratar seu gato

O gato é um dos animais domésticos mais populares no Brasil. Tem gente que ama, tem gente que odeia. Uns adoram a sua independência, outros odeiam a sua liberdade. Gatos são felinos e o gato doméstico apesar de ter esse instinto, não precisa caçar sua alimentação, por isso ele caça por diversão!

Precisamos tratar esses pequenos felinos com muito carinho, dar sempre muita atenção, brinquedos, fazer brincadeiras, para que eles não sintam-se entediados.
Sobre a alimentação, além de ser apetitosa, ela deve ser balanceada e hoje em dia podemos encontrar facilmente rações boas para alimentá-los e deixá-los felizes.

Sobre vacinação e saúde, podemos citar informações do site Saúde Animal.

"Muitos donos não sabem que, assim como os cães os gatos também devem ser vacinados.

Graças à vainação,hoje os gatos já podem ser protegidos contra uma doença grave e muitas vezes fatal: a Enterite lnfecciosa dos Felinos (internacionalmente conhecida por F.l.E.). Esta doença é por vezes designada "Gripe dos Gatos'" o que leva a confundi-la com outra virose associada a corrimento dos olhos e do nariz.

A vacinação é feita em duas etapas, a primeira dada geralmente por volta das 8 semanas e a segunda, por volta das 12 semanas ou a critério do veterinário. Uma única dose de reforço por ano ajuda a manter a imunidade.

Os veterinários estão cientes sobre as doenças mais comuns na sua região e poderão aconselhá-lo quanto às datas das vacinas. A melhor medida é marcar uma consulta para vacinação tão logo você receba o seu filhote ou assim que desmamá-lo, caso você mesmo o tenha criado. Nesta ocasião, poderá discutir também a data de outros procedimentos rotineiros, como o sistema de vermifugação e castração. Siga sempre cuidadosamente as recomendações do seu veterinário. A vida do seu gato pode depender disso.

HIGIENE

É muito importante dar ao gato desde cedo um local certo para que ele faça suas necessidades. Um banheiro ou uma área externa são ideais para isto e evitarão que o gato venha a usar a casa para este fim. O local escolhido deverá ser inspecionado e as fezes removidas todos os dias.

Os gatos são animais muito limpos e tomam vários "banhos" por dia, ou seja, eles promovem a sua própria higiene, lambendo-se diariamente. Mas se for necessário você banhá-los, use sempre água morna, shampoo ou sabonete neutro e seque cuidadosamente o pelo com uma toalha ou secador. O prato de comida deve ser lavado após a alimentação do gato e a lavagem deve ser feita em separado da louça da família. Nunca use um de seus próprios pratos para seu animal de estimação.

O mesmo deve acontecer com o prato de leite do seu gato. Certifique-se de que o prato está sempre limpo e o leite sempre fresco. O leite que tenha sobrado de uma refeição deve ser imediatamente jogado fora. Desta maneira, você terá certeza de que o seu animal de estimação e a sua família se manterão saudáveis num lar saudável."

Outro dia falaremos mais sobre essas belas e enigmáticas criaturas.

0 comentários: