quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Como cuidar do seu cão de estimação? Parte 1

Em primeiro lugar, sem sombra de dúvida, temos que cuidar com carinho e dedicação. A higiêne do animal também é muito importante! Vacinação, alimentação e vermifugação são outros aspectos que lhe auxiliarão a ter um cão inteligente, alegre e fiel.
Nossos animais de estimação necessitam de vacinação para se evitar a hepatite, cinomose, parvovirose, leptospirose, parainfluenza, coronavirose, e a mais conhecida de todas as doenças: a raiva. Mas para isso, é importantíssimo levarmos nosso bichinho ao veterinário, que vai dizer onde e quando devemos aplicá-las, pois não são todas aplicadas de uma vez. Não devemos passear com nosso cãozinho na rua antes que ele tenha tomado todas as vacinas!


Não esqueça de vermifugar (dar remédio para vermes) para ele, mas isso com certeza o veterinário te indicará um bom!

Como diz nosso amigo do Clube das Pulgas :
"Eduque seu animalzinho com firmeza, mas sempre com muito carinho. Os cachorros costumam ser animais limpos e que não gostam de fazer suas necessidades em qualquer lugar. Mas precisam de tempo, aprendizado e paciência. Quando ele fizer uma de suas artes, repreenda-o com um jornal enrolado, para bater no chão, ao lado da prova do crime. Jamais bata nele, isso pode provocar traumas que poderão torná-lo medroso ou mesmo agressivo. Jamais deixe ele sair sozinho nas ruas, além de correr risco de atropelamento, pode sofrer agressões, entrar em contato com animais contaminados, ingerir alimentos estragados ou envenenados.

Não mantenha seu amigo preso em uma corrente, assim seu cachorro se transformará num animal revoltado, agressivo e de difícil convivência com as pessoas que o tratam.

Tenha cuidado com objetos ao alcance do seu amiguinho, principalmente os filhotes que gostam de comer tudo o que encontram. Muito cuidado com ossos de frango.

Leve-o para passear sempre, mas somente após todas as doses de vacina terem sido aplicadas. O passeio é muito importante, pois andar faz bem ao cão. Cuide para que esses passeios sejam feitos com coleira e corrente condutora. Não o deixe solto em hipótese alguma, você não sabe a reação que ele terá quando se aproximar de estranhos ou crianças.

Você é professor dele, com carinho, paciência e bom senso você conseguirá com que o cachorro aprenda o necessário para viver bem e feliz. Coloque um nome nele e chame-o sempre dessa forma. O local onde ele dorme deve ser limpo, seco e protegido contra chuvas, sol intenso, vento e frio. Um animal bem cuidado terá uma vida boa e feliz. Nunca o abandone, ele depende de você!"

0 comentários: